21º DIA DE ISOLAMENTO SOCIAL

08/04/2020

Se isto [o isolamento] fosse "proposto" por algum governador ou prefeito, certamente seria imediata e fortemente rechaçado por toda a população, contudo, um ser microscópico impôs essa condição à toda humanidade, e nos colocamos - a maioria - obedientes.

Não é uma situação nova esse risco de contaminação por vírus. Na história da humanidade hé vários registros. Apenas para citar as mais conhecidas: peste bubônica, gripe espanhola, peste negra. É importante lembrar, para esta pequena opinião, que quando ocorreram havia outra realidade, ou seja, era menor a população mundial, a ciência não era tão avançada e os meios de comunicação não eram tão instantâneos como os atuais. 

Justamente por isso, nesta quadra da história HÁ uma circunstância que insiste ser lembrada: COMO DEIXAMOS ISTO ACONTECER? E a pergunta é feita assim, diretamente, porque dispomos, já, de conhecimento científico e tecnológico avançadíssimo que permitiria, pelo menos, ter essa previsão, tudo isso ainda somado há todos os registros históricos do que já vivemos. 

Eu li um texto de um cientista americano que lembrou que tivemos, há quinze anos, o episódio da gripe aviária que, na opinião dele, foi um aviso que não foi ouvido pelos líderes da época. Segundo ele, naquela época deveríamos tomar providências para enfrentar de uma maneira menos drástica, o que estamos vivendo atualmente, pois seria inevitável esse acontecimento.

Essa opinião é apenas um registro de meu pensamento e o que extraio dessa reflexão é: O QUE AINDA ESTÁ POR VIR? ESTAMOS PENSANDO SOBRE ISSO? ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA NOVAS SITUAÇÕES TÃO DRAMÁTICAS OU PIORES?